DINÂMICA NÃO-LINEAR DE PLASMAS ASTROFÍSICOS
DINÂMICA NÃO-LINEAR DE PLASMAS ASTROFÍSICOS
PRINCIPAIS LINHAS DE PESQUISA
DINÂMICA NÃO-LINEAR

A teoria do caos estuda o comportamento de sistemas dinâmicos com sensibilidade a condições iniciais, onde pequenas mudanças nas condições iniciais podem ocasionar enormes mudanças na resposta de um sistema, o chamado "Efeito Borboleta". Nosso grupo se especializa em aplicar a teoria de caos em sistemas modelados por equações diferenciais ordinárias e parciais, com particular ênfase na dinâmica não-linear em fluidos e plasmas do ambiente solar-terrestre.
DÍNAMOS ASTROFÍSICOS
A maior parte da matéria vísivel do nosso universo é composta por plasma, um gás totalmente ou parcialmente ionizado permeado por campos magnéticos. Isso é observado nas mais diversas escalas: estrelas, magnetosferas planetárias, vento solar, discos de acreção, entre outros. A teoria de dínamo procura entender os mecanismos de amplificação e sustentação de campos magnéticos de grande intensidade presentes em plasmas astrofísicos. Nosso grupo trabalha com simulações numéricas das equações de magnetohidrodinâmica para tentar entender dínamos do ponto de vista de Sistemas Dinâmicos não lineares.

ESTRUTURAS COERENTES

Estruturas Coerentes Lagrangeanas (ECL) são os componentes principais de um escoamento turbulento. Trata-se de superfícies presentes em qualquer fluido e que controlam a dinâmica das partículas, formando barreiras de transporte, vórtices e jatos, essencialmente dividindo o fluido em regiões com comportamentos diferentes, permitindo a detecção de direções preferenciais de transporte de quantidades leves, como poluentes no oceano ou atmosfera, por exemplo. Essa linha de pesquisa visa a criação e aplicação de métodos para identificar as ECL nos campos de velocidade e nos campos magnéticos.
ESTATÍSTICA DE EVENTOS EXTREMOS

Eventos extremos são ocorrências de grande amplitude em séries temporais, que se desviam significativamente da média, podendo indicar a presença de fenômenos catastróficos, tais como terremotos de grande escala ou tempestades geomagnéticas. Essa linha de pesquisa foca no estudo estatístico de eventos extremos na conexão Sol-Terra e suas relações com fenômenos como turbulência intermitente e multifractalidade.